Decoração Minimalista Para Espaços Pequenos

Ser estudante e mudar para uma nova cidade pode, muitas vezes, também significar morar em espaços pequenos. Seja em uma kitnet, um apartamento dividido ou em república, pode ser que seu cantinho seja menor do que você esteja acostumado. Mas espaços pequenos não significam que precisam ser desconfortáveis. Por isso, independente de onde você for morar, saiba como tornar o seu espaço um lugar aconchegante. Então confira algumas dicas de decoração minimalista para espaços pequenos:

 

1 . Tenha Plantas nos cantos

Além de dar um toque estiloso ao ambiente, as plantas em um canto do ambiente dão a sensação de espaço maior. Uma ótima dica de profissionais é investir em plantas com diferentes comprimentos – usando a ideia das linhas e listras no ambiente. Além disso, plantas dão vivacidade ao ambiente e inundam-no com cores maravilhosas. Isso deixa qualquer ambiente ainda mais acolhedor e confortável.

 

2 . Use espelhos

Espelhos largos nas paredes podem dar a impressão de profundidade. Assim, seu ambiente ficará parecendo maior e dará a sensação de maior conforto. Mas ao fazer uso de um espelho com este fim, coloque-o no local que dê para refletir o máximo de coisas, porque quanto mais coisas refletidas, maior a sensação de amplitude. 

 

  1. Não acumule coisas

O acúmulo de coisas pode ser prejudicial a qualquer espaço. Porém, em espaços pequenos isso pode ser ainda mais grave. Afinal, em espaços pequenos, qualquer coisa “fora do lugar” ou que estão muito “à vista” fazem com que o ambiente fique poluído e abafado, cansativo. Por isso, aposte nas caixas organizadoras. Elas são uma excelente alternativa para organizar os ambientes, deixando-os menos sujeitos à bagunça e a decoração das caixas pode realmente animar o lugar.

 

Além de não acumular coisas, é preciso que a sua decoração seja espaçada. Assim você evita que o ambiente pareça bagunçado. Por isso, não polua seu ambiente coisas e informações demais.  Muitos móveis e muito próximos, ou muitas decorações de diferentes estilos podem fazer com que o ambiente fique “cavernoso”. Aposte em móveis multifuncionais como camas com baús, por exemplo. Ou escrivaninhas com estantes e gavetas. Assim você consegue realizar suas ações com os móveis que precisa, sem ocupar muito espaço. 

 

  1. Use de listras nos objetos decorativos (h2)

Listras são ilusórias e uma ótima pedida para quem precisa causar essa impressão de espaço em um ambiente. Porém, deve-se tomar muito cuidado com o uso delas. Afinal, é preciso que elas acompanhem os olhos do observador (deixando sempre na vertical) para ampliar o olhar. Caso contrário, elas podem deixar o ambiente com a sensação de ser ainda menor.

 

Por isso, aposte em objetos decorativos com listras e/ou papéis de parede para causar a sensação de amplitude e espaço.

Decoração minimalista

  1. Iluminação (h2)

Cores claras nas paredes e piso ajudam na sensação de amplitude. E para melhorar ainda mais essa situação, a iluminação é uma ótima escolha. Isso porque, ao mudar para um local alugado, longe da casa dos pais, por exemplo, nem sempre há a liberdade para pintar as paredes ou recursos suficientes. 

 

Por isso, procure utilizar mais luz natural e artificial indireta. A luz artificial indireta passa a sensação de um lugar aconchegante e intimista. Por isso, ainda que o espaço seja pequeno, não quer dizer que ele não precise ser confortável e a luz diz exatamente isso. Ao iluminar o ambiente de maneira suave, você pode direcionar essa iluminação para onde quiser – lembrando sempre de manter a harmonia no ambiente.

 

A luz natural, além de lhe fazer poupar gastos com energia, também garante que a luz indireta não deixe o ambiente escuro, por não haver o clarão de uma luz direta. 

 

  1. Medidas dos móveis

Os especialistas aconselham que sempre se deixe um espaço de cerca de 60 centímetros entre os móveis para não correr o risco de tropeçar. Sabendo dessa medida de espaço, é imprescindível que você, então, não escolha móveis maiores do que seu ambiente permite. 

 

Pensando nisso, já demos a ideia de móveis multifuncionais. Mas pense também nas questões como os sofás retráteis. Se você pode ter um sofá, leve em consideração o conforto de um sofá retrátil, as suas opções e a vantagem de ocupar menos espaço. Isso porque, quando fechado, um sofá retrátil ocupa menos espaço do que um sofá normal. Mas ainda garante que você possa abri-lo para um momento que lhe exija um conforto maior – como assistir à TV depois de um dia exaustivo, ou tirar um bom cochilo depois do almoço, antes de voltar para a aula. 

 

E, se for possível fazer alterações no ambiente, procure investir nas portas de correr por  ocuparem menos espaço de abertura do que uma porta convencional. Mas não se esqueça de que, para que o ambiente seja sempre confortável, ele precisa traduzir a sua personalidade. 

 

O que achou das dicas de decoração minimalista para espaços pequenos? Aproveite para encontrar o melhor imóvel que se adequa a você! Clique aqui para saber mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

bookmark
required required
web