Cuidados ao comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel ainda em construção pode atribuir a uma economia de até 30% do imóvel pronto, mas esteja ciente de que esse é um investimento a longo prazo e por isso é essencial que você analise suas necessidades e seu planejamento financeiro para o futuro.

Antes de comprar qualquer imóvel na planta, fique atento a essas dicas e lembre-se de nunca assinar contratos por impulso na empolgação do momento.

Qual tipo de imóvel você está buscando?

Reflita sobre qual tipo de imóvel na planta é o ideal para você de acordo com seu intuito para esse investimento. Sempre relembrando de que você se beneficiará a longo prazo.

Acompanhe qual o valor de entrada, as mensalidades e o financiamento bancário caso optar. Anote todas as possibilidades que se encaixam no seu planejamento financeiro futuro.

Pesquise o histórico das construtoras

Olhe as redes sociais da empresa, investigue se há atrasos de entrega do imóvel, problemas na estrutura, procure contato com pessoas que já fecharam contrato com a construtora e pergunte o que acharam sempre pontuando suas dúvidas relembrando de nunca tomar uma decisão por impulso.

Lembre-se do registro de incorporação

Antes de fechar a compra garanta que tudo está de acordo com a lei, por isso pergunte sobre todos os documentos da obra que você tem direito de possuir.

O registro de incorporação do imóvel descreve as características construtivas, detalhes da planta, os prazos designados pela lei e o cumprimento ou não das exigências estipuladas pela Prefeitura do município.

Atente-se ao contrato de compra 

Leia e releia cada item do contrato, se houver qualquer dúvida ou divergência não se acanhe e pergunte sempre!

Guarde todos os papéis, prints de conversas e anúncios online registrando sempre o dia, horário e quem entrou em contato com você.

Vá pessoalmente na obra

Use a maquete e as documentações do imóvel a seu favor, mas além de se atentar ao memorial descritivo da obra, é essencial que você vá visitar pessoalmente, tire todas as suas dúvidas, pergunte a vizinhança sobre a região se há algum problema com a estrutura.

Taxas de compra de um imóvel

O processo da compra e venda de um imóvel possui taxas como: 

  • Registro do imóvel: realizado no Cartório de Registro de Imóveis, esse documento possibilita a mudança do nome do proprietário apresentando o histórico completo do imóvel;
  • Taxa de escritura: emitida quando o imóvel é pago a vista, no momento da quitação ou ao assinar o contrato de financiamento bancário;
  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): tributo municipal que deve ser pago quando há uma transferência imobiliária sem o pagamento desse imposto não é oficializado o processo da compra e a documentação não é liberada.

Após a compra, é primordial registrar o documento da compra e venda do imóvel, afinal sem esse registro você não possui os direitos sobre a propriedade.

Agora que você já sabe quais cuidados precisa tomar ao optar por comprar um imóvel na planta.

Clique aqui e encontre o imóvel ideal para você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

bookmark
required required
web