Como se planejar para investir no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário é um meio seguro para investir, afinal com o passar dos anos os imóveis geralmente não abaixam seu valor. Com a pandemia devido ao coronavírus, a Selic, ou seja, a queda na taxa básica de juros, tornou o investimento em imóveis uma opção ainda mais atraente.

Busque imóveis em boas condições, defina suas estratégias e elabore seu planejamento para administrar seus imóveis. Afinal, existem imóveis que são mais vantajosos dentro do mercado para o investimento a curto ou longo prazo.

Consórcio para investir em um tipo de imóvel

Para adquirir o seu imóvel através de um consórcio, você se juntará a um grupo de outros consorciados que possuem o mesmo objetivo que o você.

Todo mês os integrantes pagam as prestações, que juntas, permitem que uma quantidade preestabelecida de participantes seja sorteada a cada mês.

Uma das vantagens de optar por um consórcio é a diversidade de planos com várias opções de valores e prazos, o que facilita para que você encontre o ideal para a sua situação financeira. 

Além do sorteio mensal, há a possibilidade de ofertar lances, fazendo uso do seu FGTS o que aumenta mais ainda as chances de você ser contemplado.

Com o consórcio você possui crédito disponível para reformar, comprar um terreno ou construir também.

Estude para compreender o melhor momento do mercado imobiliário da sua região

Estude o mercado da região avaliando o potencial do local baseando-se nos seus propósitos para investir, sobretudo, em médio e longo prazo. Pesquise os índices de segurança, pergunte para pessoas que residem, trabalham ou investem na região e tire todas as suas dúvidas. Se muitas pessoas estão investindo em um imóvel neste local geralmente é um ponto positivo.

Porém, se um imóvel está à venda há muito tempo repense o porquê.

Uma residência necessita de condições para se viver com conforto e segurança, com facilidade para o acesso a transporte, mercados, farmácias e lazer.

Tenha uma reserva financeira!

O ideal é que se tenha uma reserva de no mínimo 6 meses baseada em seu salário mensal para possíveis gastos não previstos.

É de responsabilidade do proprietário as despesas cartorárias do Registro de Imóveis, a Escritura Definitiva de Compra e Venda, o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e a taxa de escritura paga ao banco responsável pelo financiamento.

Não esqueça dos custos com a compra do mobiliário, objetos de decoração, serviço de mudança e outras despesas.

Confira a documentação do imóvel ou lote 

Verifique a documentação completa da propriedade assim como as certidões negativas. Fique de olho, pois existem situações em que não se pode vender a propriedade e dessa forma o prejuízo fica para o comprador.

É recomendado que para uma maior segurança você compareça ao Cartório de Registro de Imóveis para pedir a matrícula do imóvel com certidão de ônus.

Imóveis na planta

Para quem deseja alugar ou revender posteriormente é interessante. Mas fique atento à construtora, pesquise seu histórico.

Imóveis usados

Apesar de ser uma boa opção, faça uma vistoria antes de realizar a compra para garantir que as reformas a serem feitas serão pequenas e não darão prejuízo financeiro.

Comerciais

Diante da crise pela pandemia, muitos locais comerciais ficaram desocupados, por isso o valor da compra diminuiu.

Observe com cuidado a localização do imóvel

A localização é um dos primeiros fatores que uma pessoa vai analisar quando tem a intenção de alugar ou comprar um imóvel.

Pense que se o imóvel estiver bem localizado, consequentemente melhores valores poderão ser ofertados por ele. Sendo assim, quando for analisar um imóvel como investimento, a dica é verificar se ele fica em uma região atrativa. Geralmente perto de farmácias, supermercados, hospitais tendem a ser mais caros.

Cuidado com a empolgação, seja racional!

Geralmente o indivíduo que age por impulso em diversas situações não possui boas consequências, o mesmo ocorre com um investidor que terá riscos significativos, podendo sofrer prejuízos.

É preciso tempo e paciência para analisar todos os prós e contras de cada investimento sempre com muita cautela.

Avalie todos os pontos positivos e negativos do imóvel antes de tomar uma decisão.

Lembre-se sempre de tomar decisões racionais. 

Investir em imóveis é um investimento financeiro extremamente seguro. Pesquise, faça um bom planejamento, se atente as demandas de mercado

Para conhecer mais sobre o Universo dos investimentos em imóveis é preciso muita dedicação nos estudos. 

Agora que você já sabe como se planejar para investir no mercado imobiliário, que tal conhecer os imóveis e as facilidades que a iPlano separou para você?

Clique aqui e encontre o seu imóvel!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

bookmark
required required
web