Aluguel Universitário: Tudo que é preciso saber!

Mudar para uma nova cidade, viver novas situações e virar adulto: tudo isso pode preocupar os estudantes universitários. Mas o aluguel para o universitário não precisa ser uma dessas preocupações. Afinal, você pode encontrar algumas facilidades nessa transição para a vida adulta. Confira algumas dicas!

Antes de alugar

Antes de alugar um imóvel, é imprescindível que você siga alguns passos. Confira:

Monte um planejamento

Estabeleça alguns parâmetros antes de procurar um lugar para morar. Pesquise sobre a nova cidade onde você vai viver e procure saber quais os melhores bairros para um universitário morar.
Também procure saber sobre o Custo x Benefício dos bairros, média de preço de aluguel e contas de luz e água.
Pense em como será sua mudança: você terá móveis? Precisará comprar os móveis? Talvez um imóvel mobiliado pode ser uma boa oportunidade.
Tudo isso deve ser considerado e planejado. Mas nesse planejamento você também deve montar seu orçamento, a localização de você pretende morar e como você vai se transportar pela cidade.

Orçamento

No seu orçamento, você deverá projetar seus ganhos mensais e o quanto poderá gastar a partir disso. Como você fará para ter uma renda? Quanto você receberá por mês? É uma renda fixa?
Pense em tudo isso e monte uma planilha. A partir disso, uma dica que especialistas em finanças dão é que você não gaste mais do que 50% da sua renda em contas fixas. Ou seja, procure imóveis que caibam dentro dessa faixa e tente estar sempre focado no seu orçamento.
Mas não se esqueça que você, provavelmente, ainda terá gastos com luz, água e internet. Além disso, você precisará pensar na sua alimentação e nos gastos com lazer.
Ainda que esse orçamento seja uma projeção, é importante que você sempre o atualize – principalmente depois de ter mais dados sobre os seus gastos.
Aluguel Universitário

Localização

Depois de pesquisar sobre os melhores bairros para universitários, investigar sobre o melhor Custo x Benefício e montar seu orçamento, escolha a localização da sua nova casa.
Nesse momento, pense onde você quer morar: perto da universidade ou perto do centro? Pese as vantagens e as desvantagens de cada uma das localizações. A partir disso, procure compreender as suas preferências e conhecer os locais.
Mas lembre-se que morar perto da universidade pode facilitar nas atividades extracurriculares, reunião de trabalhos em grupo ou até estudos na biblioteca.
E não se esqueça do seu orçamento!

Transporte

Leve sempre em consideração os gastos com transporte. Afinal, mesmo que você tenha carro, há um custo.
Porém, além dos custos, é preciso considerar também o tempo de transporte. Se você precisar andar a pé, qual a média de tempo que você leva para se locomover de um ponto a outro? Se você depender de ônibus, quantos ônibus você precisará para chegar à universidade ou para ir até o centro? Há desconto de passagem para estudantes? Você vai morar perto de um ponto de ônibus?
Como o transporte vai influenciar no seu orçamento? Afinal, ele pode ser considerado um gasto fixo, ao morar longe da Universidade. Considere também quantas vezes você vai precisar do transporte.

Conhecendo os imóveis

Depois de definir a localização de onde você deseja morar, o seu orçamento e seu gasto com transporte, é hora de conhecer os imóveis!
Para isso, a ajuda de uma imobiliária é sempre uma ótima recomendação. Afinal, são profissionais que vão te ajudar a solucionar seus problemas na questão de moradia. Então, nesse momento, você deverá pesar também em que tipo de imóvel você quer morar. Além disso, você buscará um imóvel mobiliado ou sem mobília?

Casa, apartamento ou kitnet?

 

Aluguel Universitário

 

Você já deve ter visto no nosso Manual do Calouro sobre onde morar.
Aqui reforçamos o que falamos lá: tudo dependerá do seu orçamento e do seu perfil. Se você tem um perfil mais voltado para os meios sociais e para festas, pense em uma casa e até em montar a sua própria república.
Mas se seu orçamento está tranquilo e você prefere ter seu espaço só para você, ou no máximo para dividir com poucas pessoas, considere um apartamento para dividir!
Porém, se seu orçamento está meio apertado e você não abre mão ter eu seu espaço só para você, considere uma kitnet. Pode ser um espaço pequeno, mas você sempre tem a opção de mudar mais para frente.

Ao alugar

Ao alugar, esteja atento à documentação básica necessária e à vistoria do imóvel.

Documentação básica

Na maioria das vezes, os estudantes universitários não terem como comprovar renda financeira, as imobiliárias pedem um caução ou um fiador. Isso porque é preciso que tenha precaução, se um dia precisar. Assim, tanto o locatário quando o locador podem se precaver e estão seguros.
Além disso, alguns documentos são exigidos para qualquer contrato. Tal como:
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de vínculo com a Universidade.

 

aluguel universitário

 

Vistoria

Você pode conferir mais informações detalhadas no nosso artigo Universitário: Como acompanhar a vistoria de um imóvel?
Assim, você consegue se prevenir e o seu locador também.
Por isso, esteja atento à estrutura e à construção do imóvel que você pretende alugar!

Duas grandes vantagens de alugar um imóvel

1- Flexibilidade e tempo de permanência

Nem todo mundo que vai cursar uma faculdade em outra cidade pretende morar lá para sempre. Por isso, a flexibilidade é um requisito básico para o aluguel de um universitário. Assim como, nem todo mundo quer voltar para a casa dos pais depois de se formar.
Porém, um ponto chave da flexibilidade do aluguel é que, nem todo mundo quer ficar todos os anos da graduação na mesma casa. E isso significa que você tem a opção de se mudar, quando achar necessário. Mas esteja sempre atento ao tempo de vigência do contrato!

2 – Cabe no bolso

A verdade é que a grande maioria dos estudantes universitários não têm imóvel próprio ou condições de comprar um logo de cara. Por isso, o aluguel é uma ótima saída: cabe no bolso do estudante universitário.
Que tal aproveitar e conferir os imóveis que a iPlano oferece para você? Clique aqui e confira!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

bookmark
required required
web